Menino descascando frutas, Caravaggio

Menino descascando frutas é uma pintura de Caravaggio. O artista se encaixa na corrente artística barroca, sendo um dos pintores que mais influenciou esse movimento artístico. Uma das características das pinturas do artista são seus contrastes dramáticos entre o claro e o escuro. Seu verdadeiro nome era Michelangelo Merisi, Caravaggio era o nome do local onde o pintor nasceu.

As pinturas de Caravaggio mais populares geralmente são sobre temas religiosos, suas obras barrocas foram encomendadas pela Igreja Católica no contexto histórico da Contrarreforma. Uma das primeiras pinturas conhecidas de Caravaggio é Menino descascando frutas.

Menino descascando frutas, Caravaggio. (Wikipedia/Domínio Público)

Menino descascando frutas é uma pintura com características barrocas. Nessa pintura temos um garoto sentado sobre uma mesa descascando uma fruta usando uma pequena faca, ele está vestindo uma camisa branca aberta; a sua frente estão frutas como o pêssego, ameixa, nectarina e trigo. Caravaggio usa uma técnica chamada de tenebrismo para criar um efeito dramático na pintura, e pinta o fundo utilizando a cor preta, além disso, o artista se esforçou para retratar a cena de uma forma muito realista. Um detalhe que chama a atenção de historiadores da arte está no fato do menino estar limpo e não estar vestido com farrapos.

Essa pintura se encontra na Fundação Roberto Longhi, em Roma.

Compre meu e-Book na Amazon:

2 comentários em “Menino descascando frutas, Caravaggio

  1. In alcuni miei post precedenti ho fatto copia e incolla dei quadri di Murillo in cui sono presenti gli scugnizzi poveri spagnoli. Tra il quadro d Caravaggio e quelli di Murillo vi trovo molta attinenza. Buon sabato. 🌹👏😊Ciao

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.