(Natal) Adoração dos Pastores, Domenico Ghirlandaio

Adoração dos Pastores é uma pintura de Domenico Ghirlandaio e representa a natividade de Jesus Cristo, ou seja, é um símbolo primitivo do Natal, que foi pintado entre os anos de 1483 e 1485. Domenico Ghirlandaio é um pintor renascentista que nasceu na Florença. O artista foi contratado pela Igreja Católica para decorar diversas capelas, inclusive a famosa Capela Sistina.

Uma das pinturas mais importantes de Domenico Ghirlandaio fica na Capela Sassetti, onde está o afresco Adoração dos Pastores.

Adoração dos Pastores, Domenico Ghirlandaio. (Wikimedia Commons/Domínio Público).

Adoração dos Pastores é uma pintura da natividade de Jesus Cristo, aqui o artista representa o bebê com a Virgem Maria, três homens no lado direito que parecem ser pastores, os animais que estão ao lado deles, o gado e a mula, ao fundo temos uma fila enorme de pessoas, que aparentemente começa com os reis magos.

Guirlandaio inclui dois elementos do presépio moderno que é a presença dos três reis magos e a presença dos pastores, em alguns presépios é escolhido um ou outro, e também aparece a figura do anjo. A história do nascimento de Jesus Cristo está em Lucas capítulo 2 na Bíblia.

Compre meu e-Book na Amazon ou leia pelo Kindle Unlimited:

História da Arte: Da Idade Média, ao Renascimento e o Barroco

4 comentários em “(Natal) Adoração dos Pastores, Domenico Ghirlandaio

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.