Albert Eckhout, o artista que retratou o Brasil no século XVI

Albert Eckhout nasceu no ano de 1610 em Groningue na Holanda. O artista se destacou por ser um dos primeiros pintores holandeses que retrataram cenas do Brasil. Eckhout fez parte da comitiva de Maurício de Nassau, na época da colonização e ocupação holandesa no século XVI. Nas obras de Albert Eckhout temos registros de índios de algumas tribos no Brasil, dos africanos e também de frutas e vegetais típicos brasileiros.

O artista foi escolhido para a expedição científica organizada por Willem Piso por ordem do governador da Nova Holanda, Maurício de Nassau. Albert Eckhout trabalhou junto com outro artista nesse trabalho de registrar as coisas do novo mundo, Frans Post. Enquanto Post se dedicou a pintar paisagens, Eckhout fez obras sobre as pessoas no Brasil, como os índios, também pintou os animais e as natureza brasileira.

Eckhout é um dos primeiros artistas a fazer uma representação realista de um índio tupi.

Índio Tupi, Albert Eckhout.

Na pintura acima temos a representação de um guerreiro da tribo Tupi. O índio está segurando um arco com diversas flechas nas mãos e na cintura tem uma faca de origem europeia. Quando os portugueses chegaram ao território brasileiro, encontraram os índios. Para poder dominar as terras brasileiras os portugueses se aliaram a tribos indígenas contra outras tribos indígenas provocando guerras como forma de dizimar uma parte da população indígena, por isso o índio tupi carrega uma faca europeia, isso vem do contato com os europeus e as guerras travadas.

Outra pintura famosa de Albert Eckhout é o retrato de uma indígena da tribo tupi.

Índia Tupi, Albert Eckhout.

Na pintura acima temos uma Índia da tribo Tupi carregando um bebê no colo e uma cesta de mantimentos (a mulher parece sempre ter uma carga maior de trabalho em qualquer lugar desse mundo). O mais interessante nessa pintura é a fazenda que existe ao fundo, no século XVI, mostra que apenas em cento e cinquenta anos, a parte do nordeste brasileiro já estava colonizada.

O artista também pintou telas sobre outras pessoas que encontrou no Brasil de Maurício de Nassau, como a obra Mulher Negra com Criança.

Mulher Negra com Criança, Albert Eckhout.

Mulher Negra com Criança foi uma pintura feita na época do auge do Quilombo dos Palmares, na época do líder Ganga Zumba. A mulher retratada por Albert Eckhout usa um colar e brincos de pérolas, pulseiras de ouro, e parece que tem um pequeno punhal na cintura. Já o menino está segurando uma espiga de milho e na outra mão tem um passarinho.

Eckhout também retratou um guerreiro do Quilombo dos Palmares.

Guerreiro do Quilombo dos Palmares, Albert Eckhout.

Guerreiro do Quilombo dos Palmares é uma pintura de um homem preto que carrega uma lança afiada em uma das mãos, na cintura tem um facão embainhado, e nas costas também carrega flechas, ou seja, um típico guerreiro. Os quilombos eram locais onde os negros escravos que fugiam se reuniam como uma comunidade.

Uma das formas de economia da colônia Brasil era as plantações de cana de açúcar que eram exportados para a Europa, esse tipo de plantação eram feitas em propriedades enormes, os latifúndios, com mão de obra escrava. Até o século XIX, esses donos de terras que usavam escravos se recusavam a abrir mão disso, não queriam a abolição da escravidão de forma nenhuma, por isso protelaram até não poder mais.

Além de retratar as pessoas no Brasil, Albert Eckhout também pintou natureza morta, ou seja, as frutas brasileiras.

Frutas brasileiras, Albert Eckhout.

Na imagem acima temos retratada as frutas banana, goiaba, pitanga, manga, carambola, entre outras. Assim como a Europa tem suas frutas típicas, o Brasil também tem, mas como nosso país é muito grande, a variedade de frutas é enorme. Existem frutas na pintura de Albert Eckhout que eu não sei o nome, também tem dois tipos de banana, a chamada banana da terra e a banana maçã.

O artista também pintou animais como as aves típicas do Brasil.

Arara, Albert Eckhout.

Acima temos a ave chamada pelo nome de Arara, além dessa espécie retratada por Eckhout, temos a famosa Arara Azul.

Albert Eckhout morreu no ano de 1665.

Compre meu e-Book na Amazon ou leia pelo Kindle Unlimited:

Um comentário em “Albert Eckhout, o artista que retratou o Brasil no século XVI

  1. Olá
    Eu vi que voce me passou no meu blog
    Obrigado
    Fiquei muito satisfeito.
    Foi uma ótima oportunidade para eu visitar seu blog.
    De agora em diante eu sigo você e espero que você retribua acompanhando meu blog também.
    tchau e tenha um bom dia
    Natália

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.