Franz Xaver Winterhalter, o retratatista da Imperatriz Sissi

Franz Xaver Winterhalter nasceu no ano de 1805, na região conhecida pelo nome de Floresta Negra, no eleitorado de Baden (antigo Estado do Sacro Império Romano Germânico). O artista fazia retratos da corte, principalmente da Imperatriz da Áustria e Hungria Elizabeth da Baviera, mais conhecida como Sissi. Os retratos mais conhecidos da famosa imperatriz foram pintados por Franz Xaver Winterhalter. Seu estilo de pintura segue o movimento artístico do rococó.

A família de Franz Xaver era de fazendeiros, seu pai também vendia relógios, e um de seus irmãos trabalhava com litografia e pintura de retratos. O artista deixou sua terra natal cedo, quando ainda era adolescente foi estudar litografia e gravura na cidade alemã de Freiburg im Breisgau. Quando Franz Xaver Winterhalter completou seus dezoito anos foi estudar na Academia de Belas Artes em Monique com Peter von Cornelius (um dos representantes do movimento nazareno). Porém, foi Joseph Karl Stieler que mais influenciou seu estilo artístico.

O artista começou a trabalhar na corte da princesa Sophie da Suécia. Um de seus retratos é sobre a princesa.

Princesa Sophie da Suécia, Franz Xaver Winterhalter.

O retrato da Princesa Sophie da Suécia mostra um estilo que era comum nas pinturas francesas do século XVIII, influenciadas pelo movimento artístico rococó. Winterhalter pintou uma princesa em pé, numa pose graciosa, usando um vestido branco e leve, nos seus pés tem um chapéu com alguns ramos de flores, ao fundo aparece uma paisagem natural. Todas essas características descritas eram da corrente artística rococó.

Após os anos de Revolução Francesa, e o retorno uma estética mais simples e dura, principalmente nos retratos, o estilo gracioso de Franz Xaver Winterhalter agradou as cortes pela Europa.

Winterhalter se tornou um dos artistas mais requisitados pela Europa, principalmente por princesas, rainhas e imperatrizes. Uma de suas pinturas que mostram como o artista se encaixa no rococó, e também que tipo de estética atraía as cortes na sua época se chama A Imperatriz Eugenie Cercada por Suas Damas.

A Imperatriz Eugenie Cercada por Suas Damas, Franz Xaver Winterhalter.

A Imperatriz Eugenie Cercada por Suas Damas é uma pintura com características típicas do rococó do século XVIII. Temos a monarca reunida com suas damas retratadas com leveza, num cenário da natureza, com uma grande diversidade de cores, as mulheres estão numa pose que indica delicadeza e suavidade, além disso temos elementos que nos levam a esse clima mais campestre e pastoril, como as flores, a cesta e o chapéu carregado pela mulher que está na direita.

Os retratos mais famosos de Franz Xaver Winterhalter foram aqueles que ele fez da famosa Imperatriz Elizabeth da Baviera, a Imperatriz Sissi. Uma das telas mais famosas da monarca está na imagem abaixo.

Elizabeth da Baviera (Sissi), Franz Xaver Winterhalter.

Na pintura acima, vemos a Imperatriz Austríaca usando um vestido considerado ousado, numa pose que também pode ser considerada assim. Além disso, Sissi também está usando as suas famosas estrelas de diamante nos cabelos, seu vestido tem um tecido de tule que está cravado de pontos prateados que dão brilho ao vestido. Essa é a pintura mais conhecida de Franz Xaver Winterhalter. Nesse retrato da Imperatriz Sissi, Winterhalter também pintou usando a estética do movimento artístico do rococó.

Além dessa pintura famosa da Imperatriz Austríaca, Elizabeth da Baviera, o artista pintou um outro retrato da Imperatriz que ficava pendurada no escritório particular do Imperador Franz Joseph I da Àustria. Essa obra está na imagem a seguir.

Elizabeth da Baviera (Sissi) Franz Xaver Winterhalter

Nesse retrato também temos um uma imagem intimista da Imperatriz Sissi. Winterhalter representou Sissi com delicadeza e elegância. Elizabeth da Baviera era conhecida por ter um cabelo muito longo que demorava horas para pentear, por isso essa pintura também é uma das imagens icônicas de Sissi, pois mostra uma Imperatriz mais natural.

Até mesmo a Rainha Vitória da Inglaterra encomendou um retrato de Franz Xaver Winterhalter, esse retrato está na imagem a seguir.

Rainha Vitória e sua família, Franz Xaver Winterhalter.

Em Retrato da Rainha Vitória e sua família também temos as mesmas características de seus outros retratos como elegância e uma imagem mais intimista da realeza. Geralmente uma pintura assim serve para aproximar o povo da Coroa, ganhar ou manter a popularidade dos monarcas.

Após tanto tempo retratando monarcas, a nobreza e a alta sociedade, o artista foi acusado de criar um modelo de pintura para fazer essas obras de arte em série. Como Franz Xaver Winterhalter recebia muitas encomendas, ele tinha muitos assistentes e era reconhecido internacionalmente.

Franz Xaver Winterhalter morreu no ano de 1873.

Compre meus e-Books na Amazon:

Um comentário em “Franz Xaver Winterhalter, o retratatista da Imperatriz Sissi

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.