O Sincromismo de Morgan Russell e Stanton Macdonald-Wright

O sincromismo é uma corrente artística que foi criada nos Estados Unidos por artistas americanos no ano de 1912. Esse movimento propôs uma nova estética para a arte abstrata. O sincromismo seria uma união sensorial entre som e a cor percebida pelo nossos olhos. Os artistas acreditavam que criar uma pintura era como fazer uma composição musical, com notas harmônicas mas utilizando a cor no lugar. Os sincromistas queriam criar uma sensação de sinestesia.

Esse movimento de vanguarda artística é considerado um movimento original dos Estados Unidos, uma arte inventada em solo americano, e não mais em Paris na França, de onde surgiu a maioria das correntes artísticas de vanguarda, ou modernismo.

Os criadores dessa nova estética artística foram os artistas Stanton Macdonald-Wright e Morgan Russell.

Na hora de compor uma pintura o artista deve se levar pela harmonia de cores, como numa música, resultando numa obra multicolorida. Como podemos ver na pintura abaixo, de Morgan Russell, chamada de Sincromismo Cósmico.

Sincromismo Cósmico

Sincromiismo Cósmico demonstra as características Sincromistas da obra. Morgan Russell utilizou diversas cores, numa espiral, resultando numa figura bem colorida e que lembra um pouco a harmonia musical que geralmente tem repetições.

As pinturas Sincromistas se utilizam das cores fortes do fauvismo, junto com o cubismo órfico.

Morgan Russell nasceu no ano de 1886 na cidade de Nova Iorque, onde passou maior parte de sua infância. O artista conseguiu que uma mulher rica o patrocinasse e assim ele foi para a Europa estudar arte nas mais renomadas instituições artísticas em Paris e Roma.

Foi em Paris que Morgan Russell encontra outro artista americano, Stanton Macdonald-Wright. Os dois pintores modernistas começaram a estudar juntos a qualidade da cor em uma pintura, como saturação, matiz, tom e saturação, os efeitos que usamos hoje em dia no tratamento de fotos.

Russel e Macdonald-Wright conheciam diversos artistas das vanguardas artísticas europeias, como Sonia e Robert Delaunay. Assim como aconteceu com outros artista na época, os dois também estudaram as obras de Paul Cézanne e Henri Matisse. Os artistas também se inspiraram nas técnicas do cloisonismo e sintetismo.

Outra pintura do Sincromismo pintada por Morgan Russell se chama Sincromismo em Laranja.

Sincromismo em Laranja

Sincromismo em Laranja é uma pintura que apresenta uma paleta de cores fortes, além da abstração fragmentada exibida por essa obra. Morgan Russell apresentou suas obras Sincromistas na famosa exposição do Armory Show no ano de 1913. Os dois artistas exibiram suas obras no Salon des Indépendants, em Paris. Apesar das obras sincromistas de Morgan Russell lembrem muito o cubismo órfico, o artista não concordava com essa associação.

Morgan Russell e Stanton Macdonald-Wright esperavam obter algum sucesso comercial em Nova Iorque, porém suas pinturas ganharam um alto valor somente após a morte dos dois pintores.

Stanton Macdonald-Wright nasceu no ano de 1890 em Charlottesville, na Virgínia, nos Estados Unidos. Ainda muito jovem, com dezesseis anos, Stanton se casa e decide ir para a França estudar, o artista se matricula em Sorbonne e na renomada Académie Julian e também na Escola de Belas Artes de Paris.

Russel e Macdonald-Wright estudaram com o mesmo professor em Paris, Percyval Tudor-Hart. Os dois pintores foram altamente influenciados por Tudor-Hart, que ensinava sobre a teoria de cores; e sobre as obras de Delacroix, que éconsiderado um grande colorista.

Uma das obras de Stanton Macdonald-Wright se chama Sincromia e está catalogada como sendo a obra número 3:

Sincromia

A pintura acima apresenta uma sintonia de cores, como na música, as abstrações são mais fluídas do que na obra de Morgan Russell. Essa obra de Stanton Macdonald-Wright lembra as obras do cubismo órfico do casal Delaunay, por causa da fragmentação e uso de cores fortes, embora os artistas não concordassem com essa comparação.

Para relembrar uma das obras do cubismo órfico dos Delaunay, a imagem abaixo é uma pintura de Robert Delaunay conhecida pelo nome de Janela.

Janela

Tanto o Sincromismo quanto o cubismo órfico possuem representações abstratas e uso de cores fortes. Os dois estilos artísticos também foram fortemente influenciados pelo fauvismo.

Macdonald-Wright também pintou obras que se diferenciam um pouco do cubismo órfico, uma dessas pinturas se chama Sincromia de avião em amarelo-laranja.

Sincromia de avião em amarelo-laranja

Sincromia de avião em amarelo-laranja é uma pintura Sincromista original de Stanton Macdonald-Wright, sua obra tem uma representação bem mais fluída do que o cubismo órfico. As cores parecem com uma sinfonia, o artista conseguiu imprimir isso em seu quadro.

O Sincromismo foi um movimento artístico muito importante que colocou a arte produzida nos Estados Unidos na cena mundial junto com o modernismo europeu.

Compre meu e-Book na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.