Viktor Vasnetsov, um grande artista russo

Viktor Mikhaylovich Vasnetsov nasceu no ano de 1848 na Rússia. O artista fez parte do movimento artístico do romantismo nacional. Vasnetsov é conhecido como um grande pintor de figuras históricas, mitológicas e folclóricas. O pintor foi um dos artistas russos mais influentes de sua época, além de ter feito parte do movimento do Revival Russo, uma volta a arte do passado da Rússia, como uma forma de resgatar o nacionalismo russo nesse período.

O artista era filho de um homem muito culto, Mikhail Vassilievich Vasnetsov. Em sua infância, Viktor Vasnetsov trabalhou para um vendedor de ícones e aprendeu técnicas artísticas com Michał Elwiro Andriolli ao ajudar esse artista a pintar afrescos para um Catedral. Seguindo seu sonho de se tornar um artista renomado, Viktor Vasnetsov foi para São Petesburgo onde tentou entrar para a Academia Imperial de Artes, o artista tentou entrar nessa instituição por dois anos, no fim não e acostumou. Assim, Vasnetsov se juntou a outros artistas para se rebelar contra a arte acadêmica.

Viktor Vasnetsov considerava que o artista Ivan Kramskoi era seu professor, uma das pinturas de Kramskoi é um retrato de outro Ivan, o Ivan Shishkin:

Ivan Shishkin por Ivan Kramskoi.

A pintura de Ivan Kramskoi é realista, o artista retrata Ivan Shishkin com muitos detalhes, a iluminação, os contrastes e a paleta de cores fazem dessa pintura uma obra de arte realista. É esse estilo artístico mais realista que Viktor Vasnetsov aprendeu a pintar, a escolha por temas oníricos tornou as obras de Vasnetsov românticas.

Vasnetsov a princípio não se interessava em pintar temas mitológicos e históricos, uma de suas pinturas religiosas foi aceita pela Academia Imperial de Artes e o artista chegou a ganhar uma medalha por essa obra de arte.

Viktor Vasnetsov participou de um movimento artístico chamado de Peredvizhniki, um grupo itinerante de artistas que organizava exposições, por isso também passara a se chamar Sociedade de Exposições Artísticas Viajantes.

Uma das obras de arte realistas de Viktor Vasnetsov se chama Mudança de Casa:

Mudança de Casa, Viktor Vasnetsov.

Mudança de Casa é uma pintura com características realistas, Vasnetsov pintou um casal carregando trouxas de roupa, também pintou a imagem de um pequeno cachorrinho que parece ser da raça pug. O cenário retratado por Viktor Vasnetsov é duro, como deve ser a vida dessas duas pessoas, o artista utiliza uma paleta de cores marrons e beges, os dois personagens foram representados de forma realista, com uma feição de sofrimento, provavelmente o cachorro pertence ao casal, pois ele está numa pose olhando e esperando. Essa pintura foi concluída no ano de 1876.

O artista se mudou para Paris no ano de 1876, onde estudou os movimentos de vanguardas artísticas como a corrente artística impressionista e também as artes acadêmicas mais clássicas. Viktor Vasnetsov participou da exposição do Salão de Paris.

Vasnetsov também pintava temas religiosos, folclóricos, até mesmo representações de lendas de outros países como em sua pintura chamada O tapete voador:

O tapete voador, Viktor Vasnetsov.

O pintor representou em O tapete voador uma lenda que consta em histórias de ficção como o livro Mil e uma noites. Também existe o mito do tapete de Salomão que subiu em cima de um tapete que foi levado pelo vento. A pintura de Vasnetsov apresenta características realistas, e um tema que se encaixa no romantismo. Essa obra tem uma paleta de cores em tons de verde, o céu foi composto com cores azuladas a arroxeadas. O personagem que está em cima do tapete, carrega uma lamparina com um pássaro em formato de chamas, o vestuário dessa figura parece ser russa, o homem é loiro, ou seja, o personagem retratado por Vasnetsov não é um Alladin.

Outra pintura de Viktor Vasnetsov é Três princesas do Reino Subterrâneo:

Três princesas do Reino Subterrâneo, Viktor Vasnetsov.

Em Três princesas do Reino Subterrâneo o artista retratou três mulheres que fazem parte das narrativas de contos de fadas russo. Vasnetsov se dedicou a criar pinturas sobre temas de ficção russo como o poema épico Bylina. Nessa tela as três mulheres estão com trajes ricamente ornamentados e parecem fazer parte da cultura russa da época. Essa obra também apresenta características realistas, pelo uso da paleta de cores, a expressão das personagens retratadas, uma iluminação um pouco mais escura.

Uma pintura que foge um pouco do estilo artístico de Vasnetsov se chama Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse:

Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, Viktor Vasnetsov.

Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse é uma pintura diferente, o artista utiliza uma iluminação mais clara, as figuras retratadas são mais simbólicas, nessa tela Vasnetsov apresenta uma paleta de cores mais diversificada. Apesar de ser uma obra diferente das outras, esse estilo diferenciado do artista também fazia sucesso.

Viktor Vasnetsov morre no ano de 1926 em Moscou na Rússia.

Compre meu e-Book na Amazon:

Um comentário em “Viktor Vasnetsov, um grande artista russo

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.