Michelangelo, o artista que esculpiu Pietá

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, mais conhecido pelo nome de Michelangelo, nasceu 1475, na cidade de Crapese na Itália. O artista faz parte do movimento artístico da Alta Renascença, e se considerava um rival de outro grande pintor, Leonardo da Vinci. Além de se destacar como um grande pintor, Michelangelo também foi um escultor incrível, sendo responsável pelas esculturas A Pietá e Davi.

Apesar de ter nascido na cidade italiana Crapese, a família de Michelangelo se mudou para a Florença quando o artista ainda era muito jovem e tinha apenas treze anos de idade. O artista não se interessou pela educação normal como o aprendizado em línguas, mas gostou muito das artes, como fazer desenhos e pinturas. Michelangelo fazia cópias de pinturas de outros grandes artistas renascentistas. Devido a recomendação de amigos, Michelangelo decide aprender técnicas artísticas com Domenico Ghirlandaio, que também era um grande nome do Renascimento. Domenico também pintou afrescos na Capela Sistina, uma destas pinturas é a Adoração dos Reis Magos:

Adoração dos Reis Magos, Domenico Ghirlandaio.

Essa pintura de Domenico mostra um estilo típico do Renascimento como o uso de perspectiva, das cores, e o domínio do claro-escuro, por isso, seu ateliê era um dos maiores da Florença. Michelangelo estudou três anos com Domenico e aprendeu muito com seu mestre, pois podemos ver nas obras de Michelangelo um bom uso das cores, perspectiva e contraste. Domenico Ghirlandaio ficou impressionado com o enorme talento e habilidade de Michelangelo e resolveu indicar o artista para um grande patrono da arte, Lorenzo Médici.

O artista acabou se mudando para o palácio de Lorenzo Médici, e aprende a fazer esculturas com Bertoldo di Giovanni, tudo isso com o patrocínio dos Médici.

Após a morte de seu grande patrono, Michelangelo se viu obrigado a voltar pra casa dos pais. Michelangelo aceitou uma encomenda da Igreja florentina do Espírito Santo, o artista aproveita a oportunidade para estudar os cadáveres do hospital em anexo à Igreja. O aprendizado em anatomia é um dos mais cruciais para a carreira do artista pois suas esculturas se tornam harmônicas e proporcionais. Uma das obras do artista do começo de sua carreira é a escultura Batalha dos Centauros:

Batalha dos Centauros, Michelangelo.

Por causa das agitações políticas na Florença causadas pelo frade dominicano Savonarola, que era contrário a família Médici, Michelangelo deixou a cidade e partiu para Bolonha. Nessa cidade o artista continua se dedicando ao estudo e confecção de esculturas. Uma das obras de Michelangelo feitas nesse período é a estátua em mármore chamada de São Petrônio.

 

São Petrônio, Michelangelo.

Esta estátua foi encomendada para a Igreja de São Domingos junto com outra, a obra São Procúleo. Essas duas esculturas foram feitas em mármore e tem o tamanho em torno de meio metro.

São Procúleo, Michelangelo.

Após Savonarola ser deposto, muitas pessoas retornaram à Florença, inclusive Michelangelo. Piero Soderini substituiu Savonarola e junto de seus cônsules, o político decidiu contratar alguém pra terminar um ambicioso projeto que não havia sido concluído mesmo após quarenta anos, essa estátua foi começada pelo escultor Agostino di Duccio, Michelangelo foi o escolhido para terminar essa escultura que seria chamada pelo nome de Davi.

Davi, Michelangelo.

Davi é considerada uma das obras primas de Michelangelo, originalmente a estátua foi colocada na praça a Piazza della Signoria, mas hoje em dia a escultura está exposta na  Galleria dell’Accademia di Firenze. Esta estátua tem mais de cinco metros de altura. Após a escultura ser removida da praça, uma réplica foi colocada em seu lugar.

O artista também era um grande pintor, uma das pinturas de Michelangelo que sobreviveram ao tempo se chama Doni Tondo.

Doni Tondo, Michelangelo.

Esta obra feita por Michelangelo foi encomendada por Agnolo Doni, patriarca de uma família muito importante e influente da Toscana. A pintura foi encomendada por Doni para comemorar seu casamento com Maddalena Strozzi, que também era de uma família muito poderosa. O termo Tondo se refere ao formato redondo da pintura, que era uma característica das pinturas renascentistas. Hoje em dia essa obra se encontra exposta na Galeria Uffizi, na Florença.

Michelangelo foi convidado para ir à Roma, na cidade ele esculpiu uma estátua grande do deus Baco, uma encomenda do cardeal Riaro. Infelizmente seu contratante não gostou da escultura feita por Michelangelo e a estátua acabou sendo adquirida por um banqueiro.

A escultura mais importante e conhecida de Michelangelo feita durante sua estada em Roma, é a estátua Pietá. Essa escultura foi uma encomenda feita pelo cardeal Jean Bilhères de Lagraulas.

Pietá, Michelangelo. (Imagem: Stanislav Traykov , 
Niabot
, Wikipedia) 

Pietá é sem dúvidas uma grande obra prima de Michelangelo, os detalhes em mármore, a posição dos personagens representados, além de conseguir passar fluidez e caimento nas roupas esculpidas pelo artista. Esta estátua está localizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Outra grande obra confeccionada por Michelangelo, que é bem famosa, são os afrescos pintados no teto da Capela Sistina.

Teto da Capela Sistina, Michelangelo. (Imagem: Wikipedia)

É nesses afrescos que está pintado uma das pinturas mais famosas e estudadas de Michelangelo, A Criação de Adão:

.

A criação de Adão, Michelangelo.

Uma curiosidade sobre essa pintura está na parte onde se encontra Deus, que possuiu o formato de um cérebro. Esses afrescos de Michelangelo foram feitos no início do século XVI, então, em 1970, o teto da capelo se encontrava bastante deteriorado.

Teto da Capela Sistina antes da restauração.

O teto tinha um aspecto sujo e os afrescos estavam bastante apagados e sem cor. A restauração começou no ano de 1979/80 e recuperou boa parte da pintura original feita por Michelangelo.

O artista morreu no ano de 1564 em Roma.

Compre meu livro na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.