Movimento nazareno e o romantismo alemão

O romantismo surgiu no final do século XVIII, e teve diversas variações de acordo com a região, existe o romantismo francês, o inglês e o alemão. Uma dessas vertentes do romantismo alemão se chama movimento nazareno. O próprio movimento do romantismo tem como uma de suas características principais a emoção e o foco no individualismo. O movimento nazareno, além dessas características procurava resgatar a espiritualidade na arte, o termo nazareno surgiu de um apelido pejorativo que os artistas deste movimento receberam.

Seis artistas da Academia de Belas Artes de Viena se reuniram num mosteiro abandonado, estes pintores eram contra o neoclassicismo que era ensinado nas academias de belas artes nesta época, e procuraram resgatar os temas religiosos e espirituais do começo do Renascimento e do Barroco, grande parte das pinturas destas duas correntes artísticas tinham como tema principal passagens bíblicas e histórias sobre Jesus Cristo. O neoclassicismo era focado em temas mitológicos e históricos.

Um dos artistas do movimento nazareno é Ludwig Vogel, que se juntou à Irmandade de São Lucas (nome oficial deste movimento) por causa de sua grande insatisfação com o ensino da Academia de Belas Artes de Viena. Vogel passou um tempo em Roma, Nápoles, Milão e Florença, aprendendo sobre a pintura renascentista. Uma das obras de Vogel é Guilherme Tell, uma pintura com traços renascentistas.

Guilherme Tell, Ludwig Vogel.

Joseph Anton Koch, foi um pintor paisagista alemão que no começo fazia parte do neoclassicismo, o artista passou um tempo em Roma, e também estudou as obras de arte do artista barroco Nicolas Poussin. Koch influenciou os pintores alemães que foram para Roma. Uma das obras que Koch pintou com inspiração barroca e que se encaixa no romantismo alemão é a pintura Paisagem com Bileam.

Paisagem com Bileam, Joseph Anton Koch.

Julius Schnorr von Carolsfeld foi um pintor alemão que pintou principalmente temas bíblicos. O artista também foi um dos que fizeram parte do movimento nazareno e foi para Roma junto com o resto dos integrantes deste movimento artístico. Em Roma, Carolsfeld estudou artistas do renascimento do século XV, como Fra Angelico. O artista evoluiu seu estilo artístico estudando as técnicas de pintores da Alta Renascença.

Carolsfeld também trabalhou numa ilustração da Bíblia. Uma das pinturas românticas e inspiradas na Alta Renascença que Carolsfeld pintou é Bodas de Canaã.

Bodas de Canaã, Carolsfeld.

Philipp Veit, um pintor alemão responsável por redescobrir e pintar a técnica de afresco. Veit também foi um dos integrantes do grupo do movimento nazareno, e se mudou com outros artistas para Roma. O artista pintou obras do movimento romântico, e assim como outros artistas alemães que estavam em Roma, Veit também estudou as obras renascentistas e pintou obras inspirado no renascimento. Um dos afrescos feitos pelo artista está na imagem abaixo:

Afresco, Philipp Veit.

Outra obra pintada por Philipp Veit, com inspiração em artistas do renascimento é a obra Alegoria da Religião, uma pintura com fortes traços renascentistas.

Alegoria da Religião, Philipp Veit.

Johann Friedrich Overbeck foi um pintor alemão também participante do movimento nazareno. O artista considerava que a pintura neoclássica carecia de aspectos espirituais e religiosos, e que o final da renascença corrompeu a arte tirando suas características da fé cristã que possuía no início do renascimento. Overbeck foi um dos grandes responsáveis pela criação da Irmandade de São Lucas, que ficou conhecida popularmente pelo nome de movimento nazareno.

O artista reuniu no convento São Isidoro os artistas Peter von Cornelius , Friedrich Wilhelm Schadow e Philipp Veit. Eles buscavam resgatar a arte renascentista pintada por Rafael Sanzio. Uma das obras pintadas por Overbeck, que possui traços renascentistas é a Manhã de Páscoa.

Manhã de Páscoa, Overbeck.

Peter von Cornelius é um pintor alemão, um dos principais membros do movimento nazareno. Esta vertente artística do romantismo alemão também era chamada pelo nome Lukasbund. Cornelius morou, junto com outros artistas do movimento, no convento abandonado de São Isidoro. O artista é um dos membros notáveis desta vertente do romantismo alemão.

Uma das obras de Peter von Cornelius é a pintura inspirada na parábola das dez virgens contada por Jesus Cristo e que está na Bíblia, esta obra se chama Virgens sábias e tolas:

Virgens sábias e tolas, Peter von Cornelius.

Friedrich Wilhelm Schadow foi um pintor romântico alemão, um dos membros notáveis do movimento nazareno. Schadow era luterano e se converteu ao catolicismo, pois acreditava que um artista deveria viver sua própria arte.

O artista também se inspirou nas obras dos pintores renascentistas do século XV, uma de suas pinturas com influências da Alta Renascença se chama Mignon:

Mignon, Friedrich Wilhelm Schadow.

No final de sua vida, Friedrich Wilhelm Schadow se voltou contra o estilo sacerdotal e espiritual que havia criado no início de sua carreira artística.

Joseph von Führich é um pintor austríaco que também fez parte do movimento nazareno. Desde quando era criança Führich admirava as pinturas que decoravam o interior de capelas. O artista se juntou ao Lukasbund e passou a pintar obras sobre episódios bíblicos utilizando as técnicas artistas criadas pelos pintores renascentistas.

Uma das obras do artista é a Jacob encontrando Rachel com o rebanho de seu pai.

Jacob encontrando Rachel com o rebanho de seu pai, Joseph von Führich.

Estes foram alguns dos artistas mais notáveis do movimento nazareno, uma vertente do romantismo alemão que marcou a história da arte.

Compre meu livro na Amazon:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.