A pintura no Romantismo

O romantismo foi um movimento literário e artístico que surgiu na Europa no final do século XVIIII (18). Esta corrente artística surgiu primeiramente na Alemanha e depois na Inglaterra. O Romantismo tem suas origens numa espécie de pós-Iluminismo. E suas raízes estão no Sturm und Drang alemão, essas palavras significam tempestade e paixão. Este movimento faz oposição ao neoclassicismo francês, que tinha ênfase no racional, já o Sturm und Drang se concentra no individualismo e na turbulência emocional, é um proto-romantismo.

Este novo movimento artístico criou a figura do artista gênio incontrolável, além de ter também a famosa figura de um herói salvador de tudo. Como o romantismo surge após os acontecimentos da Revolução Francesa a ideia de heroísmo revolucionário estava muito presente na mentalidade europeia da época.

Friedrich e sua Rückenfigur

Na Alemanha temos o artista Caspar David Friedrich, um importante pintor romântico de paisagens. Este artista tinha inspiração na contemplação da natureza, suas paisagens buscam a ideia de uma resposta subjetiva e emocional da natureza. Suas pinturas também serviram de inspiração para os expressionistas que viriam posteriormente. Os românticos buscavam uma conexão mental e saudável com a natureza, em oposição ao racionalismo e materialismo que havia neste período do século XVIII.

Wanderer above the sea of fog, Friedrich.

Friedrich era considerado um artista um tanto melancólico por isso suas representações da natureza eram uma novidade, pois ele não buscava transmitir alegria com suas paisagens e sim buscava uma conexão com o espectador através de um olhar que era chamado de Rückenfigur – uma figura contemplativa, vista por trás.

Paisagem das montanhas de arenito de Elba, Friedrich.

Esta nova arte buscava total liberdade do artista, e tratava da expressão artística como algo que deveria ser feito sem o racionalismo frio pregado pelo neoclassicismo. Na Alemanha os ideais do romantismo eram difundidos pela revista Ateneu, criada por Auguste e Friedrich Schlegel. Esta publicação era contra os modelos greco-romanos antigos, assim como as vanguardas artísticas europeias, de um certo modo o romantismo procurou romper também com a arte que era considerada rígida e regrada demais, como no neoclassicismo que pregava a volta dos ideais gregos e romanos da antiguidade.

Eugène Delacroix, o líder do romantismo

O sentimento sublime ligado ao misticismo e a espiritualidade eram as palavras da vez pra se falar em Romantismo. A pintura buscava despertar sentimentos de admiração, horror, terror e apreensão. Assim como na pintura feita por Eugène Delacroix, O cavalo assustado por um raio.

O cavalo assustado por um raio, Delacroix.

Eugène Delacroix foi uma figura importante para o romantismo francês, o autor do quadro A liberdade guiando o povo, considerado o líder do movimento artístico romântico europeu. O artista pintou diversos quadros no melhor do estilo romântico do período. Uma de suas obras românticas e mais controversas é A morte de Sardanapulus. Essa pintura foi considerada explícita demais para sua época.

A morte de Sardanapulos, Delacroix.

Esta obra foi baseada na história do último rei Assírio, Sardanapulus, que de acordo com a lenda, preferiu o suicídio, além de matar todos ao seu redor e destruir seus bens para que não fosse utilizado pelo inimigo. O quadro mostra a morte de suas concubinas e o próprio rei Sardanapulus é mostrado numa pose que demonstra preguiça.

Os tons de vermelho, a pose e a expressão dos personagens nesta pintura causaram polêmica quando ela foi exposta no Salão de Paris no ano de 1828. Ao contrário do heroísmo pregado pelo romantismo, Sardanapulus é mostrado por Delacroix, como um rei covarde e preguiçoso.

Eugène Delacroix fez diversas obras que mostram um certo ar dramático, o artista tem certa preferência por temas como cercos, batalhas, massacres que aconteceram em sua época e também cenas da literatura. Um destes cercos retratados por Delacroix foi o cerco a Missolonghi, um episódio decisivo na história da guerra de independência da Grécia. Essa obra se chama Grécia nas ruínas de Missolonghi.

Grécia nas ruínas de Missolonghi, Delacroix.

Uma de suas pinturas inspiradas numa cena de literatura, é O Barco de Dante, baseado no livro O inferno de Dante. Esta pintura mostra os episódios narrados no canto oito da história. Este quadro rompeu com a estética do neoclassicismo por retratar esta cena de uma forma dramática e emocional.

O inferno de Dante, Delacroix.

Apesar de ser considerado o líder da pintura romântica, Delacroix rompeu a amizade com Victor Hugo pois o escritor considerava Delacroix como sendo uma pessoa de pouco compromisso com a escola romântica, e Hugo também não defendeu o pintor quando ele expôs o quadro A morte de Sardanapulus na exposição do Salão de Paris e foi criticado.

Por causa do seu uso de cores, Eugène Delacroix é conhecido como um grande colorista pelos artistas neoimpressionistas.

JMW Turner

Joseph Mallord William Turner, ou simplesmente William Turner, foi um importante pintor romântico inglês. Ele entrou na Royal Academy com apenas quatorze anos, e apesar de primeiramente querer se dedicar à arquitetura, Turner foi aconselhado a fazer pinturas.

Turner é um famoso e reconhecido pintor de paisagens marinhas turbulentas, e rivaliza com os pintores históricos academicistas.

Paisagem marinha, JMW Turner.

O artista é um talentoso pintor romântico fazendo a tríade da arte junto com Delacroix e o alemão Friedrich.

Um comentário em “A pintura no Romantismo

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.