Audrey Hepburn, uma atriz gentil

Audrey Kathleen Ruston, ou Audrey Hepburn, foi uma atriz britânica, estrela de cinema e nasceu no ano de 1929. Ela é considerada pela American Film Institute’s como a terceira maior lenda do cinema feminino americano. Além de estar na lista das pessoas mais bem vestidas. Quando tinha apenas vinte e quatro anos de idade, Audrey, recebeu um Oscar de melhor atriz.

A adolescência e a Guerra

Sua mãe era a Baronesa Ella van Heemstra. A atriz nasceu na Bélgica, mas como a baronesa tinha casado com um britânico, ela se tornou cidadã britânica. Audrey se casou com um executivo do petróleo, Hendrik Gustaaf Adolf Quarles van Ufford, quando ela tinha apenas dezenove anos.

Durante a Segunda Guerra Mundial elas se mudaram para a Holanda, na esperança de escapar da guerra, mas quando a Alemanha invadiu a Holanda, e durante a ocupação, a mãe de Audrey utilizou seu nome de solteira Ella van Heemstra e deu a filha o nome de Edda van Heemstra porque não soava britânico. Essa experiência foi traumática para Audrey e sua família, que nunca pensou que a Alemanha ocuparia a Holanda durante cinco anos.

Audrey Hepburn adolescente.

Audrey morava com sua família na cidade holandesa de Arnhem onde estudou balé. A família da atriz, por ser nobre, era muito visada pelos nazistas, a ponto do seu tio ser executado pelos alemães. Ela passou fome junto com o resto dos holandeses quando os nazistas bloquearam o abastecimento de comida para a Holanda. Por causa disto, Audrey sofreu de edema pulmonar graças a desnutrição severa. E sua família também perdeu toda a fortuna na guerra.

Quando a guerra acabou, a família se muda para Amsterdã, onde Audrey continua seu treinamento de balé com Sonia Gaskell e depois com Olga Tarasova. Audrey adota o sobrenome Hepburn.

Audrey Hepburn treinando Balé.

A carreira de atriz

Ela se muda para Londres para continuar seus estudos em balé após ganhar uma bolsa de estudos no Ballet Rambert. Porém Audrey tinha 1,70m (5’7) muito alta para ser bailarina e também estava muito magra por causa do período de fome na Holanda, então ela decidiu se dedicar a atuar.

A atriz trabalhou em papéis menores até ela conseguir uma papel no filme Monte Carlo Baby, enquanto estava gravando a dramaturga Colette viu a atriz e a convidou para o papel principal na peça Gigi estrelada na Broadway. Audrey recebeu um prêmio no Theatre World Award graças à sua performance em Gigi.

Cartaz promocional de Monte Carlo Baby.

Após a turnê da peça Gigi, Audrey Hepburn conseguiu o papel principal no filme Roman Holiday no ano de 1953. Este filme fez um enorme sucesso e a atriz ganhou o Oscar, o BAFTA e o Globo de Ouro, todos na categoria de melhor atriz por esse filme. Audrey assina um contrato com a Paramount, com intervalo entre filmes o suficiente para que ela também pudesse atuar em peças de teatro.

Audrey Hepburn em teste para o filme Roman Holiday.

Audrey Hepburn consegue o papel principal no filme Sabrina, onde interpreta uma personagem que é a filha de um motorista apaixonada por um playboy mas que é atrapalhada pelo irmão deste playboy por quem acaba se apaixonando depois. Por causa deste filme ela é indicada novamente ao Oscar de melhor atriz em 1954, porém acaba não ganhando o prêmio mas consegue ganhar o BAFTA de melhor atriz.

Audrey Hepburn em Sabrina.

No resto da década de 1950, Audrey Hepburn atua em diversos filmes sendo inclusive indicada para o Globo de Ouro e o BAFTA novamente.

Breakfast at Tiffany’s (Bonequinha de Luxo)

Mas o seu papel mais conhecido pelo público foi o que ela fez no filme Breakfast at Tiffany’s (Bonequinha de Luxo, título do filme no Brasil).

Neste filme ela possui uma imagem que será sempre associada a ela.

Audrey Hepburn.

O vestido que ela usa na abertura deste filme é considerado o vestido preto mais icônico do século, junto com o vestido branco de Marilyn Monroe e o Union Jack usado por Geri Halliwell das Spice Girls.

Vestido de Marilyn Monroe e Vestido de Geri Halliwell.

Breakfast at Tiffany’s (Bonequinha de Luxo) é baseado numa novela de Truman Capote, porém este queria que a personagem principal fosse interpretada por Marilyn Monroe.

O vestido preto que ficou tão popular foi desenhado pelo estilista da grife de moda Givenchy, o próprio Hubert Givenchy. O colar feito para acompanhar o vestido foi desenhado por Roger Scemama, que também trabalhava para Givenchy.

Vestido de Audrey Hepburn.

Este figurino popular aparece na cena de abertura do filme Breakfast at Tiffany’s (Bonequinha de Luxo). Audrey Hepburn disse uma vez que este papel foi difícil de interpretar pois ela era introvertida e a personagem extrovertida. A atriz também recebeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz por esse filme.

Cena de abertura do filme Breakfast at Tiffany’s (Bonequinha de Luxo).

Audrey Hepburn também é conhecida pelo filme My Fair Lady que teve uma enorme expectativa para a sua estreia. Inicialmente Hepburn não quis aceitar o papel para este filme por causa de outra atriz, Julie Andrews. Mas Audrey Hepburn acabou aceitando este papel para atuar neste filme. Ou Audrey é conhecida por Breakfast at Tiffany’s ou por My Fair Lady. A atriz rejeitou o papel de Cleópatra, que foi dado posteriormente à Elizabeth Taylor.

Ajuda humanitária e morte

A partir de 1968 a atriz começa a aceitar cada vez menos papéis no cinema pois ela prefere ficar com a família. E também começa se dedicar a ajuda humanitária para crianças depois de 1967. O seu último filme foi Love Among Thieves em 1987.

Audrey Hepburn em Love Among Thieves.

No ano de 1989 é nomeada a embaixadora da boa vontade da UNICEF. A atriz falece por causa de um câncer terminal no ano de 1993.

8 comentários em “Audrey Hepburn, uma atriz gentil

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.