Charlie Chaplin, primeira estrela do cinema

Charles Spence Chaplin nasceu no ano de 1889 na Inglaterra e foi um ator que conseguiu ser famoso na era do cinema mudo. Chaplin viveu uma infância miserável, sendo levado diversas vezes a instituições para crianças carentes, sua mãe chegou a ser internada na ala psiquiátrica do hospital Cane Hill devido a uma psicose desenvolvida por causa de uma doença e desnutrição. Seu pai era um alcoólatra que não conseguia sustentar a família.

Apesar de tudo, sua mãe incentivava Charlie Chaplin a fazer apresentações no palco desde os seus cinco anos de idade. Aos quatorze anos o ator se inscreve numa agência de talentos, e então Chaplin faz o papel de Billy na peça Sherlock Holmes. Sua atuação é bem recebida e Charlie Chaplin sai em turnê, atuando na peça Sherlock Holmes.

Charles Chaplin em Sherlock Holmes.

Após essa turnê, Charlie Chaplin e seu irmão Sydney participam de outra turnê numa peça cômica chamada Repairs. Aos 18 anos se tornou um talentoso artista cômico com um toque burlesco. Charlie e seu irmão conseguem fazer parte da companhia de comédia de Fred Karno. Sua estreia no palco chama a atenção e Charles Chaplin sai em turnê e vai para os Estados Unidos.

Quando Charlie Chaplin chega em Los Angeles seu talento como ator atrai o interesse dos estúdios Keystone e o ator é contratado, sendo escalado para o filme Making a Living onde Charles Chaplin faz sua estreia.

Charles Chaplin (esquerda) numa cena do filme Making a Living.

Nesse filme o ator escolhe o traje Charlot e com isso cria um tipo de personagem, The Tramp, que iria interpretar em vários filmes e com o qual seria conhecido mundialmente. Chaplin participa do filme kid auto races at venice, em que interpreta o personagem The Tramp pela primeira vez.

No filme Mabel at the Wheel, Charlie Chaplin entra em conflito com a diretora Mabel Normand, quase tem seu contrato reincidido, porém isso não acontece e Chaplin dirige seu primeiro filme Caught in the Rain. No papel principal e na direção do filme, sua experiência é um sucesso.

Cena do filme Caught in the Rain.

Charlie Chaplin queria receber um salário maior na Keystone Studios porém não aceitam pagar mais a ele. Então Charles Chaplin muda de estúdio para a Essanay Film Manufacturing Company, onde recebe um salário bem maior. Nesse novo estúdio ele assume um controle maior sobre a direção e produção de seus filmes.

Ele conhece Edna Purviance, se encanta por sua beleza e é contratada por Chaplin e se torna a protagonista de vários filmes de Charlie Chaplin. Durante o ano de 1915, Charlie Chaplin se tornou um fenômeno cultural e se tornou a primeira estrela internacional do cinema.

Quando o contrato com a Essanay terminou, vários estúdios procuraram Chaplin pra fazer uma oferta, e o fenômeno mundial aceitou a maior proposta que foi a a Mutual Film. Este contrato fez de Charlie Chaplin uma das estrelas mais bem pagas do cinema em sua época.

Na Mutual Film, Chaplin produziu os filmes The Floorwalker, The Vagabond, One A.M e de Fireman. Em 1917, o ator e produtor, fez os filmes Easy Street, The Cure, The Adventure, The Immigrant, que é considerado os melhores filmes da carreira de Charlie Chaplin.

Cartaz do filme de Charles Chaplin.

Nas festas a fantasia o personagem The Tramp era um sucesso, a maioria dos homens se fantasiavam de “Charles Chaplin”, o ator tinha até bonecos desse personagem que ele criou.

Charlie Chaplin e um boneco seu.

Charlie Chaplin não queria que o seu personagem The Tramp fosse associado ao personagem Pierrot da Comedia dell’Arte.

O contrato com a Mutual terminou e Charlie Chaplin assina um contrato milionário com a First National Pictures. Em 1918 ele produziu o filme A Dog’s Life. O segundo filme foi ambientado no contexto da Primeira Guerra Mundial e se chama The Shoulder Arms. No terceiro filme, Chaplin queria mais dinheiro pra produzir o próximo projeto, mas esta recusou, e com a preocupação da fusão entre a First National Pictures e a Famous Players-Lasky (futura Paramount) ele se une a outros artistas e fundaram a United Artists.

Cartaz do filme A Dog1s life.

Após produzir uma sucessão de filmes, Charlie Chaplin começa a produção do The Circus, mas ele enfrenta um escândalo porque se relacionou com uma adolescente tendo 36 anos de idade, e nessa época começou a surgir os filmes sonoros. O filme teve uma boa repercussão, apesar de tudo. Charlie Chaplin recebeu um prêmio especial no primeiro Oscar pela produção do filme The Circus.

No ano de 1936, Charlie Chaplin faz o seu filme mais conhecido, Tempos Modernos, em que ele faz uma grande crítica ao modelo de produção industrial. Este filme não foi um sucesso de bilheteria na época em que foi lançado e recebeu muitas críticas, pois é o primeiro filme de Chaplin que aborda questões políticas e sociais.

Cartaz do filme Tempos Modernos.

Outro grande filme de Charlie Chaplin foi O Grande ditador, que é uma sátira de Hitler e o fascismo. Neste filme no final ele interrompe toda aquele clima satírico e se volta para a tela e faz aquele discurso que ficou famoso nos tempos de hoje. Embora toda a crítica de Chaplin faça sentido na nossa época, quando ele lançou o filme, em 1939, muitas pessoas não concordavam com seu posicionamento político. E a carreira de Charlie Chaplin começa a entrar em declínio. Porém, O Grande ditador recebe cinco indicações ao Oscar.

Cartaz do filme O Grande ditador.

Suas opiniões políticas fazem Charlie Chaplin ser acusado de ser comunista e ele tem seu visto de entrada revogado. Nos anos de 1950 Charlie Chaplin se dedica a reedição dos seus filmes, e sua popularidade começa a aumentar novamente, pois o mundo começa a viver outro momento político. E retorna para um Estados Unidos arrependido de ter hostilizado Chaplin, muito relutante, ele participa de uma cerimônia do Oscar e é ovacionado por 12 minutos.

Charlie Chaplin (direita) na cerimônia do Oscar.

Sua saúde está muito fragilizada nos anos de 1950, então, Charlie Chaplin morre de um derrame que teve enquanto estava dormindo.

16 comentários em “Charlie Chaplin, primeira estrela do cinema

  1. Eu li um pouco sobre a história do Charles Chaplin, alguns aspectos mais negativos. Me parece que ele se envolveu com mulheres menores de idade, e tinha um perfil narcisista perverso. Ele não era legal com as mulheres, teve várias amantes, sacaneou muitas delas.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu sou a Priscila, criei o Portal das Manas, um sonho antigo. Eu tenho feito o Portal praticamente sozinha, mas busco colaborações, para não ficar só o meu pensamento. Eu busco diversidade para o Portal. Muito trabalho, mas amo fazer o Portal.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.