Claude Monet, o artista impressionista

Esse artista é considerado um dos fundadores do impressionismo, ele nasceu em Paris, na França no ano de 1849, e passou sua infância Le Havre, cidade portuária do Canal da Mancha. Pois é ali que Monet conheceu Eugène Boudin, onde ele aprende técnicas externas de pintura ao ar livre. Além de conhecer um paisagista holandês que era chamado de Johan Barthold Jongkind.

Em Paris Claude Monet não foi somente para viver uma viagem e conseguir entrar numa escola artística para aprender técnicas artísticas. Monet foi recrutado para passar 7 anos prestando serviços militares. Durante esse tempo, Monet pintou algumas obras, como essa abaixo:

Almoço na Grama. Monet,

Graças a esse tempo que Claude Monet pode ver os efeitos das as luzes, escuridão e as cores sobre um determinado objeto. Seu estilo de aprender a “vanguarda artística” foi seguindo parecido com diversos pintores. Enquanto Monet possuía uma propriedade repletas de jardins e sua experiência na Argélia. Van Gogh teve que buscar as cores e alegrias de que tanto precisava em outras pinturas, em artistas japoneses, em pinturas de autores favoritos na época.

Monet conheceu em 1866 Camille Doncieux, que se tornou uma modelo para suas pinturas.

Camille Doncieux.

E como todo pintor talentoso do século XIX. Claude Monet passa a viver em dificuldades financeiras, ele produz quadros mas muitos deles são rejeitados em exposições importantes. Sua falta de dinheiro faz com que ele pinte cada vez menos quadros.

Para tentar recuperar seu status, uma das obras de Monet foi convidada a participar da Primeira exposição de pintores expressionistas, que ficou conhecida como Impressões ao Sol Nascer.

Impression, soleil levant -Foto:Wikipedia

Em 1888, Claude Monet fez pinturas fortemente influenciadas pelas xilugravuras japônesas que ele adquiriu, o Ukiyo-e. Algumas dessas xilogravuras foram vendidas à Théo Van Gogh para o seu irmão Vincent Van Gogh.

Claude Monet pinta uma série de imagens em perspectivas diferentes, como por exemplo Mulher com um guarda-sol virado à esquerda e a Mulher com um guarda-sol virado à direita. Isso fazia parte de um estudo de perspectiva e imagem, embora eu particularmente não consiga escolher nenhuma delas.

Nessa época (1890), o artista faz obras de diversas perspectivas diferentes pra avaliar a cor, a luz, o contraste etc.

Grindstone, á direita ao meio dia, á esquerda com o sol poendo.

Apesar de não ter tido o mesmo sucesso em vida do que em morte Claude Monet conseguiu uma bela e grande casa com jardins em Giverny. Monet se empenho na criação do paisagismo do terreno, da arquitetura de pontes, ele fez da sua nova propriedade um projeto de obra de arte.

Lírios de Água. por Monet.

No ano de 1900, os Impressionistas fazem uma grande exposição no evento Exposição Universal de Paris. Claude Monet, em que ele expôs quadros do que ele fez em sua viagem a Londres, os temas eram o parlamento e o rio Tâmisa.

Parlamento. Monet.

Monet começou a desenvolver catarata nos olhos ficando com a visão comprometida, e ele acabou se submetendo a um cirurgia mal sucedida de catarata em 1923. Infelizmente sua saúde foi se deteriorando com o tempo e em 1926, Claude Monet falece de câncer de pulmão.

Se nós compararmos Claude Monet e Vincent Van Gogh, a vida dos dois teve suas dificuldades e a pessoa que mais não entendeu como suas obras não poderiam fazer parte do mundo que ele via, foi Van Gogh. Existe um episódio numa série em que eles levam Van Gogh ao futuro e levam ele num museu com obras dele (chorei mais do que com o Jack em Titanic).

Mas ambos os artistas são super talentosos e mereciam ter recebido muito mais em vida do que acabaram recebendo.