7 pintores e suas obras mais famosas do mundo (Barroco e Renascimento)

A história está cheia de artistas talentosos, existem muitas obras famosas de diversas correntes artísticas diferentes, uma das que mais se destacam é o Barroco e Renascimento. Apesar desses dois estilos artísticos terem tendências diferentes, pois enquanto um é mais dramático, outro (o Renascimento) é inspirado nas artes da Grécia Antiga, as obras que mais conhecemos são destas duas correntes artísticas. Conheça algumas das obras(e pintores) mais famosas do mundo desses dois estilos artísticos.

1- Johannes Vermeer – A moça do brinco de pérola

Para muitos esse nome não é familiar, mas esse artista é responsável pela criação do quadro famoso conhecido como Moça com brinco de pérola. Não se sabe muito sobre a vida pessoal de Vermeer, só que ele tem um registro de nascimento datado de 1632, e que ele nasceu na Holanda. Ele foi membro da Guilda de São Lucas em Delft. Suas obras se encaixam mais no Barroco do que no Renascimento.

A garota do brinco de pérola por Johannes Vermeer.

Apesar dessa obra ser um grande sucesso hoje em dia, ela ficou guardada por um tempo até ser redescoberta pelo jornalista e historiador Théophile Thoré, que fez uma viagem por museus e conseguiu descobrir todas as obras de Johannes Vermer.

A garota do brinco de pérola passou por uma restauração no ano de 1994. Antes a obra era muito mais escura, e é a imagem abaixo.

Imagem antes da restauração.

 

2- Rafael – Afresco Escola de Atenas

Raffaello Sanzi, conhecido apenas como Rafael, ele era o pintor oficial da corte do Duque de Urbino, Frederico III Montefeltro. Rafael é um pintor do Renascimento, ele pintou um afresco conhecido pelo nome de Escola de Atenas no palácio do Vaticano.

Escola de Atenas, Afresco, Palácio do Vaticano.

3- Michelangelo – A criação de Adão

Michelangelo é um artista renascentista que nasceu na Florença, conseguiu a proteção e o patrocínio artístico da família Médici, Laurent de Médici. Seu patrono tinha uma vasta coleção de estátuas da Grécia Antiga, onde sofre influências dessas obras antigas. Após a morte de Laurent, os filhos de Laurent Médici se recusam a continuar sendo patrono de Michelangelo. Nessa época entre 1401-1500 devido a diferenças políticas e religiosas, a família Médici deixa Florença. E graças a sua ligação com os Médicis, Michelangelo deixa Florença.

O escultor, graças a suas esculturas Davi e Pietá, ele adquire uma certa fama e prestígio. Ele acaba sendo chamado pra ir pra Roma pelo papa Júlio II, que encomendou a a construção de um mausoléu grandioso. Foi durante esse trabalho que pediram pra ele pintar o teto da Capela Sistina, e um dos afrescos que se tornaram mais famosos foi A criação de Adão.

A criação de Adão, teto da Capela Sistina, por Michelangelo.

4- Leonardo da Vinci – Monalisa

Leonardo da Vinci foi muito mais que um pintor ele foi também foi um cientista, engenheiro, inventor, filósofo, escritor, poeta e etc. Ele estudou pintura e escultura com o artista Andrea del Verrocchio. Da Vinci trabalhou para o Duque Sforza, Bolonha, Roma, Veneza e nos seus últimos três anos de vida foi contratado pelo rei da França Francisco I.

O artista Leonardo da Vinci foi um grande estudioso da luz e da anatomia. Sua obra mais famosa é a Monalisa( em francês é conhecida como La Joconde), nesse quadro ele usou uma técnica chamada sfumato. Essa obra já foi roubada algumas vezes, mas recuperada e atualmente a obra Monalisa está exposta no museu do Louvre.

Monalisa, Leonardo da Vinci.

5- Sandro Botticelli – O nascimento de Vênus

Seu nome verdadeiro é Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, Sandro Bottecelli é um dos artistas mais importantes do Renascimento italiano. Ele se tornou amigo de filósofos neoplatônicos, suas obras tem uma grande influência da antiguidade clássica. A obra O nascimento de Vênus é inspirada no mito sobre a deusa Vênus ou Afrodite.

Essa obra atualmente está exposta na Galeria Uffizi em Florença.

O nascimento de Vênus, Botticelli.

6- Caravaggio – Os Trapaceiros

Michelangelo Merisi da Caravaggio, popularmente conhecido como Caravaggio. Ele foi um dos maiores artistas do Barroco. O artista participa do movimento de Reforma da Igreja Católica, pois teve a Igreja como patrocinadora de alguns dos seus trabalhos. Sua vida é bem atribulada, mas ele acaba virando amigo do Cardeal Del Monte que encomenda uma de suas obras mais famosas Os Trapaceiros.

Essa obra está no museu de Arte Kimbell, que fica Forth Worth, Texas nos Estados Unidos.

Os Trapaceiros, Caravaggio.

7- Rambrandt – A lição de anatomia do Dr. Tulp

Rambrandt é outro artista holandês, seu nome completo é Rembrandt Harmenszoon van Rijn. Ele é considerado um dos maiores pintores do Barroco. Assim como Caravaggio, Rambrandt também utiliza a técnica de claro-escuro, em que existe um forte contraste entre a luz e a sombra. A obra A Lição de anatomia do Dr. Tulp foi uma das primeiras encomendas feita a Rambrandt pela Guilda dos Cirurgiões.

A Lição de anatomia do Dr. Tulp atualmente está exposta no Mauritshuis, localizado em Haia na Holanda, A moça do brinco de pérola de Vermeer, também está exposta nesse museu.

Aula de Anatomia do Dr. Tulp, Rambrandt.

Compre meus e-Books na Amazon ou leia pelo Kindle Unlimited:

5 comentários em “7 pintores e suas obras mais famosas do mundo (Barroco e Renascimento)

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.