Teatro Medieval

Na Era Medieval, entre os séculos XII e XV, a Igreja começa utilizar elementos do teatro para propagar a fé cristã.

Durante o tempo de consolidação do poder da Igreja Cristã, após a queda do Império Romano, a Igreja começou o processo de controle ideológico na Europa. Ela centralizou todo o saber e controlava o que podia ser dito, pensado, quais festas eram apropriadas.

Uma das coisas proibidas por essa instituição foi o teatro, pois era considerado algo pagão. Porém quando seu controle sobre o mundo medieval estava garantido, a Igreja percebeu que para educar a população cristã sobre os preceitos do cristianismo, o teatro poderia ser usado como ferramenta de doutrinação, isso acontece no século XII.

teatromedieval1

Os monges e padres fizeram o uso da encenação para celebrar datas como o Natal, Páscoa, etc. Depois, as peças teatrais, com temas religiosos, como as histórias da Bíblia, começaram a serem feitos depois da missa, e do ambiente da igrejas passou a acontecer na praça central da cidade, e o clero era responsável pela tarefa de organizar as encenações. Esse tipo de teatro ficou conhecido pelo nome de Teatro Litúrgico.

teatromedieval

Havia três modalidades principais desse tipo de encenação: moralidades, mistérios e milagres.

As moralidades eram peças curtas que tinham finalidade didática. Os mistérios representavam a vida de Jesus Cristo, como por exemplo as encenações nas festas de Natal. E os milagres retratavam a vida de santos.

natalnascimentojesus

O teatro se expande e as peças passam a apresentar (e expor) vícios e virtudes da sociedade. Essa espécie de teatro ficou conhecida como Teatro profano. Mesmo tendo esse nome, ainda havia temas inspirados nas passagens bíblicas, porém a Igreja não estava envolvida na organização das peças. Os Autos são exemplo desse tipo de teatro.

sociedademedieval

Uma das peças mais famosas dessa época é A Divina Comédia de Dante Alighieri, também pode-se destacar a obra Decamerão de Giovanni Boccacio.

dantedivinacomedia

O Brasil também teve peças “medievais”, era o teatro que os jesuítas faziam para catequizar os índios. O padre José de Anchieta também usava elementos do teatro para mostrar sua indignação com a hipocrisia que havia na própria Igreja e na sociedade, o Sermão aos Peixes exemplifica esse descontentamento do religioso.

Durante a Idade Média, o teatro foi um elemento importante para a sociedade medieval, fazia parte da vida das pessoas nessa época. No início do Renascimento o Teatro voltaria a seu caráter grego.

 

 

 

 

 

Um comentário em “Teatro Medieval

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.